sexta-feira, 25 de junho de 2010

Phasmatodea

Ordem representado pelo bicho-pau e bicho-folha.

Foram descritas cerca de 2.600 espécies. São caracterizados por praticarem o mimetismo. Medem cerca de 10-300mm de comprimento. Possuem a cabeça pequena, antenas do tipo filiforme, aparelho bucal mastigador, pernas ambulatórias.
Podem ter ou não asas, mas quando as têm são maus voadores. São hemimetábolas. Presente em algumas espécies a partenogênese. Produzem poucas proles. Os machos são consideravelmente menores que as fêmeas. Vivem sobre as folhas e os troncos. Possuem movimentos lentos. Sem nenhuma importância econômica.

Alimentam-se de pequenos insetos.

Veja o video:

4 comentários:

  1. Apenas um comentário que os phasmatodeos são de importância econômica sim pois em muitos casos, como do eucalipto por exemplo, podem ser considerados como peste. O estudo desses insetos portanto, é de extrema importância.

    ResponderExcluir
  2. Olá, só uma contribuição..
    Quando os insetos são parecidos com o ambiente, no caso de Phasmatodea, chama-se camuflagem ao invés de mimetismo. O mimetismo é quando o inseto se parece com outro inseto, ou outro animal qualquer.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Outra contribuição:
    Os insetos da ordem Phasmatodea são exclusivamente herbívoros, e não se alimentam de pequenos insetos como foi escrito na última frase da publicação.

    ResponderExcluir
  4. Uma contribuição,
    a primeira foto (apresentação) é na verdade um louva-deus, que são da ordem Mantodea, estes sim são predadores.

    ResponderExcluir