sexta-feira, 25 de junho de 2010

Orthoptera

Este grupo é formado pelos gafanhotos, grilos, paquinhas, esperança, etc.

Foram descritas cerca de 20 mil espécies. Eles medem aproximadamente 5-110 mm de comprimento. São terrestres e fitófagos. Suas antenas podem ser setáceas ou filiformes, aparelho bucal do tipo mastigador.

Possuem pernas anteriores ambulatórias e o 3º par saltatório. Nas paquinhas as pernas anteriores são fossoriais (para cavar). Possuem dois pares de asas sendo as anteriores do tipo tégminas e as posteriores membranosas, têm abdome séssil.

Seu desenvolvimento é por hemimetabolia. Considerados pragas agrícolas principalmente os gafanhotos.

São divididos em duas sub-ordens:

SUB-ORDEM CAELIFERA (Antenas curtas, diurnos)
SUB-ORDEM ENSIFERA (Antenas longas, noturnos ou camuflados)

CURIOSIDADES:
Gafanhoto do deserto: (
Schistocerca gregaria )


São encontrados na África e na Ásia e podem viajar muitos quilômetros. Comem toda a vegetação que estiver a seu caminho. Após o acasalamento a fêmea põe os ovos em um local quente e arenoso, os ovos são colocados em uma espécie de estojo (ooteca) contendo até 100 ovos. Após depositar os ovos no buraco ela tampa os mesmos com uma espécie de espuma produzida pelo abdômen, esta espuma endurece protegendo-os e impedindo que eles fiquem secos. Com cerca de 10 dias os filhotes saem dos ovos e são chamados de ninfas, são perfeitas miniaturas de gafanhotos só faltando as asas e o aparelho reprodutor completo. O filhote tem mandíbulas forte e começa a se alimentar devorando plantas logo que sai do ovo.


Tropidacris collaris

Este gafanhoto está presente em praticamente todos os ambientes, em toda a América tropical. Se alimenta de folhas por isso é considerado uma praga para a agricultura.
Considerado um dos maiores gafanhotos do mundo.Chega a medir 10cm de comprimento.

Gafanhoto migrador
(Locusta migratoria)



Medem cerca de 30-50 mm. O macho é menor que a fêmea. A cor varia, mas os machos são geralmente acastanhados e as fêmeas verdes. Constituem pragas em determinadas áreas - especialmente na África. A maior parte das espécies européias possuem hábito solitário.





































Paquinhas
(Noecurtilla hexadactila)


As paquinhas pertencem a família Grillotalpidae. São também conhecidas como grilo-toupeira. Possuem antenas curtas, 1º par de patas do tipo fossorial (adaptada para cavar) e 2ºe 3º ambulatórias.

As paquinhas causam danos ao gramados. Infestações por este tipo de inseto não é muito comum no Brasil. Elas formam túneis próximos da superfície, o que faz com que as raízes da grama fiquem expostas, causando desidratação e morte sa planta.

As fêmeas depositam seus ovos em câmaras escavadas no solo. Cada fêmea cava de 3-4 câmaras e coloca em cada uma das câmaras proximadamente 35 ovos.


Esperança cor-de-rosa
(Tettigonioidea spp)



No insetário de Aidubom em New Orleans nasceram essas raras esperanças. O primeiro artigo sobre esta variedade foi escrito em 1878 e a primeira pesquisa foi realizada em 1916 por Joseph Hancock. Durante suas pesquisas o Dr. Hancock falou que só era possível obter este resultado cruzando uma fêmea rosada com um macho verde.

Os exemplares do insetário são o primeiro caso do cruzamento de macho e fêmea rosados conhecidos pela ciência. Estimativa 1 em cada 1000.

11 comentários:

  1. Aê valeu vcs me ajudaram muito no trabalho da escola!!!agora acho que tá faltando falar um pokinho do corpo deles,as propriedades mesmo!!!mas tá massa!!!valeu!!!
    Márcia Gabriella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que falta é você estudar português.

      Excluir
  2. Tenho uma dúvida...
    Gafanhoto migrador
    (Locusta migratoria)
    A pouco tempo apanhei um gafanhoto e não sei se é fêmea ou macho, porque mede quase 8cm e é de cor acastanhada..

    Podem.me responder?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,
    veja se tem ovipositor. Em Caelifera são mais curtos, mas ainda assim dá para ver. Se não tiver.. é macho :)

    Ótima postagem, gostei do blog!

    ResponderExcluir
  4. cara podia falar sobre o filo e a classe pelo menos ve que coloca pofavo

    ResponderExcluir
  5. A paquinha tem o terceiro par de pernas saltadora e não ambulatória como vc colocou. Desculpe a correção é somente para esclarecimento, espero ter ajudado :)

    ResponderExcluir
  6. muito bom o texto, me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse assunto, pois eu to precisando disso pq pode ter uma prova um dia desses na escola, uma prova de Ciências...kkkkkkkk

    ResponderExcluir