sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mantodea (louva-a-deus)


São conhecidas cerca de 1.900 espécies a maioria encontrada nas regiões tropicais. São pertencentes à família Mantidae.Possuem corpo alongado e achatado e medem cerca de 10-100 mm de comprimento.

São adaptados para permanecerem camuflados confundindo-se com a vegetação (mimetismo) onde normalmente vivem. Este inseto possui cinco olhos ! Dois deles (olhos compostos) situados em pontos convencionais são capazes de acompanhar os movimentos de tudo o que se mexe em seu redor. Os outros três (Ocelos) ,são localizados na região da testa, existem para detectar variações de luminosidade e são importantes pois seus hábitos de vida são estreitamente ligados com a percepção da incidência de luz local a cada momento.





Suas antenas são do tipo filiformes ou setáceas.Pernas anteriores di tipo raptatória e posteriores ambulatórias. 2 pares de asas sendo o 1º par tégmina e o 2º membranoso.

Esperam pela presa.Normalmente,alimentam-se de pequenos insetos (moscas, abelhas, gafanhotos, cigarras, etc.) que capturam com suas patas dianteiras longas e que funcionam como uma eficiente pinça cheia de espinhos (raptatórias), que capturam rapidamente, trazendo a presa direto para a sua forte mandíbula.

O ritual de acasalamento dos louva-a-deus, acorre geralmete no Outono. A fêmea muitas vezes acaba por matar os machos e devora sua cabeça durante ou depois da cópula. Após o acasalamento, a fêmea põe entre 10 e 400 ovos numa cápsula endurecida (ooteca) que deposita no chão, superfície plana, ou enrolada numa folha.





Após a eclosão, o louva-a-deus nasce como ninfa, que é igual ao adulto exceto no tamanho menor e na ausência de asas e de órgãos reprodutores maduros.

Curiosidade: Os índios (tupis) chamam este curioso bicho de "emboici" - "mãe de cobra". A razão é a seguinte - no interior do abdome dos louva-a-deus, freqüentemente, está presente um verme fino e comprido (um seu parasita natural). Os índios acreditam que este verme é um filhote que, depois de nascer e crescer, transforma-se em cobra comum.


Galeria de fotos by Igor Siwanowicz





7 comentários:

  1. A mandíbula do Louva-a-Deus é do tipo aparelo bucal mastigador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim...a ordem dos mantodea, apresentam aparelho bucal, como o Louva Deus, mastigador

      Excluir
  2. Se são carnívoros, então tem que ser do tipo mastigador.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, muitos percevejos predadores são "carnívoros" e nem por isso possuem aparelho mastigador!

    ResponderExcluir
  4. Gostei, muito interessante saber um pouco sobre insetos! Bom trabalho, belas fotos, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. cada ser no seu devido lugar assim é a ordem

    ResponderExcluir
  6. Se o Ninfa perder a ponta de uns raptatoria, ela cresce novamente? Ficou pretinho onde cortou/perdeu.

    ResponderExcluir