sexta-feira, 25 de junho de 2010

Isoptera



Grupo formado pelos cupins e térmites.

São conhecidas cerca de 2.400 espécies. Olhos compostos apenas nos reprodutores, antenas moniliforme, aparelho bucal mastigador. Possuem pernas ambulatórias. Seu abdome é volumoso e séssil, asas presentes apenas nos reprodutores.

Possui desenvolvimento por hemimetabolia, com aparelho reprodutivo imaturo nos ápteros. Casta formada por:
  • operárias
  • soldados
  • casal real
O rei e a rainha perdem as asas quando uma nova colônia é formada. Alimentam-se de material orgânico vegetal e são grandes pragas agrícolas e domésticas.


CURIOSIDADES:


Vida social dos cupins

Eles precisam viver em grupo para sobreviver, assim como as formigas e as abelhas. Os cupins contem ninhos imensos, que servem como fortaleza e como deposito de alimentos. Eles usam barro e excrementos para construir seus ninhos.

Os cupins orientam-se pelo magnetismo terrestre para a construção de suas casas. Eles apontam para uma mesma direção Norte ou Sul. Eles são chamados de cupins magnéticos. O benefício dessa técnica é a movimentação diária do sol, proporcionando áreas quentes e frias no cupinzeiro.

A rainha vive em uma das câmaras do cupinzeiro e pode produzir por dia cerca de 30 mil ovos. As operárias alimentam-na e limpam-na o tempo todo.


Observe o esquema de um cupinzeiro:(clique para melhor visualização)

Conheça mais no vídeo:


10 comentários:

  1. Estou com um grave problema de cupim de solo em REgistro SP, foram varias empresas p ver e fazer oeçamento, eles me dizem q é muito dificil acha r e matar a rainha, mas q podem fazer uma barreira em volta da casa p matar os cupins lá de dentro e não deixar entrar os de fora, isso é correto? por favor me respondam.....muito obrigada (lidianedamaso@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra outra casa e deixa o cupin empaz!!!

      Excluir
    2. é só mostrar a buceta cabeluda k eles vao embora...

      Excluir
    3. PINTO NO CUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      Excluir
  2. Encontrei um cupim rainha na base de uma árvore que caiu depois de ser quase que totalmente devorada pelos cupins. Guardei-a em uma caixa com os restos dos pedaços da árvore já em estado avançado de decomposição. Pelo que vi no vídeo da BBC o cupim rainha precisa ser alimentado e limpo pelos outrso cupins, portanto, queria mesmo confirmar se a rainha não tem chance de se manter viva sozinha. Meu e-mail é o andrevictoriadasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Saaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaqwqwq

    ResponderExcluir
  4. MELOU MEU PAU FOI DE COCOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir