sexta-feira, 25 de junho de 2010

Homoptera

Esta grupo é formado pela cigarra, cigarrinha, pulgão, cochonilha, etc. São conhecidas cerca de 35 mil espécies.

São terrestres, fitófagos, medindo cerca de 0,5-100mm de comprimento. Em geral possuem olhos bem desenvolvidos. Possuem antenas curtas e do tipo setácea. Suas pernas são ambulatórias sendo que o 3º par é saltatório em alguns. Asas podem ser tégminas ou membranosas. Em algumas espécies o macho possui asas e a fêmea não.

Possuem glândulas ceríperas nas formas jovens. A partenogênese é frequente em algumas espécies. Alimentam-se sugando a seiva das plantas. São vetores de vírus de plantas.

É dividido em dois sub-grupos:

AUCHENORRHYNCHA (jovens e adultos de vida livre)

STENORRHYNCHA (Ninfas e adultos sésseis em relação a planta em que vivem)

CURIOSIDADES:


Cigarra



Os machos da cigarra emitem som para atrair a fêmea e assim realizar a cópula. O "canto" das cigarras é produzido por um órgão na base do abdômen, uma espécie de caixa acústica, que possui uma membrana vibrátil. As fêmeas também possuem esse mesmo órgão, porém sem a membrana vibrátil, o que impossibilita a produção de som.


O canto é usado apenas durante a época reprodutiva, as cigarras só o emitem na fase adulta. Nos períodos dessa sinfonia animal, os machos se fixam no alto das plantas, geralmente ao amanhecer ou ao entardecer, e cantam incessantemente em busca de uma parceira.

Nos Eua esse tipo de cigarra (foto acima) a Magicicada septendecim passa 17 anos embaixo da terra se alimentando das seivas das plantas. Deixam o espaço onde vivem para dar início a um novo ciclo. Logo em poucos dias irá surgir uma população inteira de novas cigarras podendo haver milhões em um hectare de terra. Elas escalam as árvore para se alimentar e começam uma frenética maratona de acasalamento antes de morrer em massa.

O som produzido pelos machos nesse período chega a 100 decibéis, por isso elas possuem uma espécie de tendão que usam para proteger os tímpanos do barulho. As cigarras seguem o som para encontrar o seu parceiro. Depois do acasalamento as fêmeas fazem um buraco nas árvore e lá depositam aproximadamente 600 ovos. Logo em seguida os adultos morrem. As larvas eclodem em poucos dias e vão para baixo da terra e começam o seu ciclo de vida.

O video a seguir mostra bem:




Fonte:BBC

Cigarrinha-das-pastagens
(Deois flavopicta)
Mede cerca de 10 mm de comprimento. Possui a coloração preta com duas faixas transversais amarelas nas asas e o clavo é amarelo.O abdome e as pernas são vermelhos.

As cigarrinhas atacam a pastagem na época de alta umidade. Ao sugarem o colmo, os adultos introduzem toxinas que deixam as folhas amarelas, com posterior secamento e morte. Agricultores queimam as plantações.

Embrapa desenvolveu a utilização de fungos para o controle biológico dessas "pragas".



Cochonilha algodão
(Planococcus citri)


São pragas agrícolas. As fêmeas dessa espécie são fecundadas horas depois de sua formação e realizam a postura 7 dias depois. Produzem em média 200 ovos.

Quando atacam as plantações causam uma diminuição significante no tamanho dos frutos, deformação da casca e aparecimento de manchas esbranquiçadas e porosas nos frutos e folhas.

Fonte:Embrapa


Jequitiranabóia
(Fulgora lanternaria)


Esse inseto tem como característica marcante possuir a cabeça semalhante com a de um jacaré. Possui falsos dentes, e uma grande asa com ocelos.

Alimenta-se de néctar e da seiva dos vegetais. Tem hábito noturno. Mede aproximadamente 60-70mm.

Vivem nas florestas da América do sul. No Brasil devido ao tráfico de animais e ao desmatamento esse inseto tornou-se raro.

A jequitiranabóia faz parte da lenda indígena, segundo eles se ela pousar sobre uma planta ou sobre uma pessoa esta secará e definhará até a morte. Isso se deve ao fato do animal viver em trancos secos e por sugar a seiva das plantas.


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Me ajudou na identificação de uma Fulgora lanternaria que achei e nunca tinha visto.

    ResponderExcluir
  3. ajudou no meu trabalho de escola

    ResponderExcluir
  4. Aposto que as pessoas devem matar esses insetos por causa dessas crendices... ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Curiosidade: Já ouvi essa lenda, mas era referente aos Psocoptera, que inclusive são chamados de "relógio da morte" em algumas regiões.

    Gostei muito do blog

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre chamei essa ordem de Hemiptera...

    ResponderExcluir
  7. e é.. pretense.. da subordem homoptera!!

    ResponderExcluir