sexta-feira, 25 de junho de 2010

Diptera


Este grupo é formado pelas moscas, mosquitos, pernilongos, mutuca, borrachudo, muriçoca, maruim e mosca varejeira.

Existem mais de 100 mil espécies descritas, que medem entre 0,6-60mm de comprimento. Possuem olhos compostos grandes, aparelho bucal do tipo sugador labial. Suas asas anteriores são membranosas, sendo as posteriores atrofiadas, conhecida como halteres (equilíbrio de vôo). Possuem pernas ambulatórias.

O dimorfismo sexual é muito comum, especialmente nas antenas. Desenvolvimento por holometabolia. As larvas possuem hábitos variados, enquanto os adultos são polífagos.

Possuem uma grande importância médica por serem vetores de várias doenças como malária, filariose, dengue, encefalite, leishmaniose, febre amarela ,etc.

Também são pragas agrícolas, como é o caso das moscas varejeiras das frutas. Atuam também como controle biológico (parasitas) de insetos.

É dividida em duas sub-ordens:

SUB-ORDEM NEMATOCERA

SUB-ORDEM BRACHYCERA



CURIOSIDADES:


Mosca-das-flores
(Syrphidae)



Essas moscas mimetizam abelhas e vespas.Os insetos adultos se alimentam de pólen e néctar. As larvas possuem o hábito alimentar mais variado podendo ser saprófitas e insetívoras, comendo insetos que se alimentam de seivas das plantas.

Helophilus trivittatus

Parasitóides
(Tachinidae)
Há aproximadamente 8.200 espécies, das quais 1300 na América do Norte. A maioria deles são parasitas, ou seja, as larvas crescem dentro de organismos vivos. As larvas são endoparasitas de larvas de borboletas e traças. Parasitam as larvas e os adultos de besouros, vespas e gafanhotos.

Muitas são usadas no controle biológico. As estratégias reprodutivas são altamente variáveis entre a espécie. A fêmea pode colocar seus ovos brancos na pele do inseto adulto ou da larva. Alimentam-se de pólen quando adultos.

algumas delas:


Blondelia nigripes



Beleteria rubescins

Mosca da bicheira
(varejeira)
Elas depositam os ovos nos tecidos vivos ou mortos de vertebrados ou substâncias orgânicas em decomposição. A larva é parasita obrigatório, mas os adultos são de vida livre.

Algumas espécies de Dermatobia hominis depositam por lesão uma única larva esbranquiçada conhecida por berne, produzindo uma miíase nodular cutânea, outras espécies a Cochliomyia hominivorax depositam vários ovos, ocasionando inúmeras larvas na lesão denominada Bicheira.

Mosca berneira

Essas moscas depositam suas larvas em qualquer parte do corpo.

Em qualquer parte do corpo mesmo! Veja as imagens é impressionante!
No cérebro
No rosto
Em animais

veja o video da retirada de uma larva nos olhos:(imagens fortes!!)
Não aconselhável para menores de 18 anos!

4 comentários:

  1. Muitoo bom ajudou muitoo fazer meu trabalhoo..Obg posta mais ai

    ResponderExcluir
  2. acrescento uma informação sobre as peças bucais:
    são sugadoras do tipo picador-sugador ou sugador-lambedor

    ResponderExcluir